Sob a Sombra da Tabacaria será lançado nesta quarta em Imbituba | Liquidificador Comunicação e Arte

mockupA Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa recebe na próxima quarta-feira, 28, às 19h o lançamento o livro “Sob a sombra da Tabacaria”, do escritor catarinense, morador de Imbituba e professor do IFSC – Campus Garopaba, Viegas Fernandes da Costa. É o quarto livro do autor e apresenta ao leitor um conjunto de textos em prosa poética, escritos nos últimos cinco anos.

O livro recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura, e o projeto foi realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014. Com projeto gráfico de Aline Assumpção e Charles Steuck, “Sob a sombra da Tabacaria” recebe o selo da editora Liquidificador, de Florianópolis.

Para a bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura na Superintendência de Cultura, da Secretária de Turismo, Esporte e Cultura, da Prefeitura de Imbituba, Gláucia Maindra, a ocasião é muito especial. “Ficamos honrados em receber o lançamento do livro do escritor Viegas na biblioteca pública, é um reconhecimento que valoriza este espaço como um organismo vivo de desenvolvimento cultural voltado para a literatura. Contamos com a presença e o prestígio da comunidade para participar do evento”, convida.

Inspirado no poema “Tabacaria”, do poeta português Fernando Pessoa, os textos de “Sob a Sombra da Tabacaria” têm como temas centrais o tempo, a existência, a memória e o próprio fazer literário. Segundo a psicóloga Fernanda Denise Satler, que assina a apresentação da obra, “na Tabacaria somos reiteradamente inquiridos a respeito da nossa condição humana: Quantos segredos podem caber em um homem? Mas como se pode querer eterna uma fagulha? Com quanta chuva se compõe uma saudade? Com quanto ferro se fez este teu coração? Como cartografar o tempo, este espaço que ocupo e que me invade? Mas também, sem indulto, somos sentenciados: nosso corpo esquecido dos sonhos, máquina rija, taça sem vinho… nossa certeza comedida, nossa ração de fantasia servida sem sal… nossa civilização, com toda sua ciência e religião, que nos ensinou a rastejar, quando antes podíamos voar.”

A obra traz também o “Breve romance de Ornitorrinco”, uma espécie de livro dentro do livro, reunindo a história deste personagem nascido dentro de uma biblioteca e que acompanhou o autor como uma espécie de conselheiro nas horas vagas.

Sobre o autor

Viegas Fernandes da Costa nasceu em Blumenau (SC, 1977) e atualmente reside em Imbituba (SC). Historiador e escritor, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina, em Garopaba. Trabalhou como colunista em diversos jornais e apresentou o programa “Dica de Literatura” na Furb TV. É autor dos livros “Sob a luz do Farol” (2005, Hemisfério Sul), “De espantalhos e pedras também se faz um poema” (2008, Cultura em Movimento), “Pequeno álbum” (2009, Hemisfério Sul) e “Sob a Sombra da tabacaria” (2015, Liquidificador).

Lançamento
O lançamento da obra será no dia 28 de outubro, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, localizada na rua Nereu Ramos nº 276 (Centro de Imbituba).

Serviço
Sob a Sombra da Tabacaria
Autor: Viegas Fernandes da Costa
Editora Liquidificador, 2015
152 Páginas
R$ 20,00 (preço de lançamento)

ISBN 978-85-63401-12-0

 

Contato: viegasfernandesdacosta@gmail.com | Com informações da Editora Liquidificador/ Fonte: imbituba.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards