“O Caso dos Ossos” será lançado neste domingo na Feirinha da Servidão Wollstein | Liquidificador Comunicação e Arte

o caso dos ossosNeste domingo, dia 14 de setembro, a Liquidificador Editora lança seu mais novo título, “O Caso dos Ossos”, de autoria de Sally Satler e Carla Fernanda da Silva. O lançamento acontece durante a 9ª edição da Feirinha da Servidão Wollstein.

“O Caso dos Ossos” é um romance (anti)policial, em que o detetive Otto Schurkemann investiga o roubo dos ossos do Dr. Blumenau, fundador da cidade de Blumenau. Entre perseguições, invasões e misteriosos interlocutores, o investigador precisa solucionar o caso e impedir que as pessoas descubram que o fundador foi roubado!

O romance, descrito pelas autoras como (anti) policial, não se limita a entreter o leitor com uma história detetivesca de crimes e mistérios. É bem verdade que a sua escrita se apropria da linguagem de romance policial consagrada por escritores como Edgar Allan Poe, Conan Doyle, Agatha Christie, Georges Simenon, bem como os brasileiros Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza, entre outros. No entanto, as autoras se propuseram a trabalhar com um crime que, embora investigado, é também acobertado pelo próprio investigador e por um delegado já aposentado. Por isso, o investigador atua também como um anti-detetive, eis que sua missão não é só descobrir quem praticou o crime, mas também encobri-lo, a fim de manter incólume àqueles que comandam a cidade, direta ou indiretamente.

O crime contado nesse livro comunga com o insólito, eis que descortina o roubo dos ossos do fundador da cidade, trazendo também à tona, de maneira sutil e por vezes sarcástica, alguns fatos que contribuíram para o processo de construção de um mito fundador e herói da cidade. Nessa história, revelam-se ainda as loucuras e delírios da pessoa que crê no mito como salvação da cidade – que já não seria mais a que supostamente foi idealizada pelo seu fundador.

O livro foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura, edição 2013.


“Uma bem humorada e inteligente crítica à Blumenau e suas tradições (…) Há que se ler esse “Caso dos Ossos”. Talvez se possa, depois, entender um pouco mais esta cidade de Blumenau.
Urda Alice Kluger
(leia a crítica na íntegra)

*

“Sally Satler e Carla Fernanda da Silva conseguiram ter êxito na difícil tarefa de escrever um romance a quatro mãos. Entre as idas e vindas do investigador pelas ruas, lugares e neuroses blumenauenses, as autoras ainda conseguiram inserir temas cruciais à nossa região, como, por exemplo, as questões da mobilidade urbana, da exaltação local ao nacionalismo alemão e dos conflitos e políticas culturais do município.
Nesta leitura, tão importante quanto descobrir os culpados de crimes há muito esquecidos é, também (e, talvez, principalmente), olhar com outros olhos a cidade a que estamos acostumados e que, ilusoriamente, acreditamos tão bem conhecer.
Depois deste primeiro romance, a vontade que surge é a de que Sally Satler e Carla Fernanda da Silva ajudem Schurkemann a subir novamente ao sótão de sua casa para que ele nos presenteie com a narração de outros dos seus “casos especiais””.
Gregory Haertel (leia a crítica na íntegra)

Sobre as autoras:

Sally Satler
É advogada e procuradora municipal. Descobriu na escrita uma forma de expor criticamente suas percepções sobre a cidade, a cultura, a arte, trazendo olhares de outros lugares e mundos. Escreve para portais e jornais de Florianópolis, Blumenau e região, bem como no seu blog: www.sallysatler.blogspot.com. Adora viajar, escrever, pedalar. É apaixonada pelas bicicletas.

Carla Fernanda da Silva
É historiadora. Autora de Grafias da Luz: a narrativa visual sobre a cidade na revista Blumenau em Cadernos (Edifurb, 2009), organizou o livro Clio no Cio: escritos livres sobre o corpo (Casa Aberta, 2010), coorganizou o livro Corpos Plurais: Experiências Possíveis (Liquidificador, 2012) e a exposição fotográfica Escritos da Carne, contemplada pelo prêmio Elisabete Anderle (2010). Também coproduziu o documentário Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau. (2009). Adora ler, escrever, e é aficionada por fotografia.

Lançamento:
Local: Feirinha Wollstein | Rua Mal. Floriano Peixoto, 89, Centro, Blumenau/SC
Dia: 14/09/2014
Horário: a partir das 15h
Preço especial de lançamento: R$ 15,00 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards