Gregory Haertel sobre “O Caso dos Ossos” | Liquidificador Comunicação e Arte
Gregory Haertel

Gregory Haertel, escritor, dramaturgo, autor de “Aguardo” (Hemisfério Sul) e “Quarteto de Cordas para Enforcamento” (Liquidificador)

“Schurkemann, um solitário e arrependido investigador aposentado, relembra, em “O Caso dos Ossos”, um de muitos “casos especiais” que ajudou a solucionar e, paradoxalmente, também acobertar. Sentindo-se em dívida com a memória de seu falecido pai, o investigador retorna ao sótão de sua própria casa, local onde guarda documentos que deveria ter destruído para que os casos que encobriu jamais viessem à tona. Ali, revive os dias em que esteve envolvido com o desaparecimento dos ossos do Dr. Blumenau.

Com Schurkemann, o leitor entra no Mausoléu, passeia pelos corredores da Fundação Cultural, caminha na rua XV de Novembro, faz um lanche na Pastelaria Chinesa e se vê em diversos lugares nos quais, sendo blumenauense, já esteve muitas outras vezes.

Sally Satler e Carla Fernanda da Silva conseguiram ter êxito na difícil tarefa de escrever um romance a quatro mãos. Entre as idas e vindas do investigador pelas ruas, lugares e neuroses blumenauenses, as autoras ainda conseguiram inserir temas cruciais à nossa região, como, por exemplo, as questões da mobilidade urbana, da exaltação local ao nacionalismo alemão e dos conflitos e políticas culturais do município.

Nesta leitura, tão importante quanto descobrir os culpados de crimes há muito esquecidos é, também (e, talvez, principalmente), olhar com outros olhos a cidade a que estamos acostumados e que, ilusoriamente, acreditamos tão bem conhecer.

Depois deste primeiro romance, a vontade que surge é a de que Sally Satler e Carla Fernanda da Silva ajudem Schurkemann a subir novamente ao sótão de sua casa para que ele nos presenteie com a narração de outros dos seus “casos especiais””.

 

Gregory Haertel – Escritor e Dramaturgo

 


 

o caso dos ossos
Mais sobre “O Caso dos Ossos”:

Romance (anti) policial “O Caso dos Ossos” será lançado em setembro

 Book trailler “O Caso dos Ossos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards