Grupo de artistas se uniu para criar espetáculo que remete às recorrentes cheias na região

Tendo como base o texto homônimo do dramaturgo Gregory Haertel, o espetáculo “Das Águas”, que estréia na próxima semana em Blumenau, resulta de um longo trabalho de colaboração contínua entre a Cia Carona de Teatro, o compositor Jr. Marques, a cantora Mareike Valentin e a equipe do Projeto Transmaterialização da Cena, composta pelos artistas visuais Charles Steuck, Aline Assumpção e Leo Kufner.

A traumática e recorrente experiência das cheias em nossa região foi o ponto de partida para o grupo de artistas criar um espetáculo que leve aos palcos sensações e fragmentos de histórias que remetam a tais fatos. O objetivo não é o de se ater à realidade das enchentes, nem o de narrar acontecimentos reais ou imaginados de uma família ou de algumas pessoas que tenham sido vítimas destas catástrofes. O que o grupo busca é compartilhar, através das relações entre texto, interpretação, música e aspectos visuais, uma diferente gama de emoções, possibilitando ao espectador uma nova experiência que brote da concretude histórica destas tragédias. 

“A proposta é mesclar linguagens em um espetáculo múltiplo, concebido a partir do diálogo e da experimentação”, explica o coletivo.

Fábio Hostert é o responsável pela direção geral do espetáculo, que conta com as atuações de James Beck, Sabrina Marthendal, Sabrina Moura e Pépe Sedrez. A trilha sonora, concebida especialmente para o espetáculo pelo compositor Jr. Marques, traz algumas canções com letras de Haertel, e é executada ao vivo pela cantora Mareike Valentin, na voz e no piano.

Os recursos audiovisuais que compõem o espetáculo e misturam tecnologia e objetos cênicos foram concebidos pela equipe do Projeto Transmaterialização da Cena, que se propõe a transpor experiências, linguagens e processos criativos próprios das artes visuais para o espaço cênico.

O espetáculo Das Águas tem temporada com oito apresentações na Fundação Cultural de Blumenau. A estreia está marcada para o dia 22 de outubro, e as sessões seguem até o dia 28 deste mês (veja a programação a seguir.) As três primeiras apresentações são gratuitas e os ingressos são limitados. Está marcado, ainda, um bate-papo sobre o processo criativo/colaborativo com toda a equipe envolvida, para o dia 28 de outubro após o espetáculo.

Programação “Das Águas”

22/10 – segunda-feira – 20h

23/ 10 – terça-feira – 20h

24/10 – quarta-feira – 20h

25/10 – quinta-feira – 20h

26/10 – sexta-feira – 20h

27/10 – sábado – 18h e 20h

28/10 – domingo – 20h

Local: Auditório Carlos Jardim – Fundação Cultural de Blumenau

O espetáculo “Das Águas” e o projeto “Transmaterialização da Cena” foram viabilizados através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.


Informações para a Imprensa:
Cia Carona | 3340.2317 | Fabio Hostert
Liquidificador | 3340.0596 | 9919.6279 | Aline Assumpção / MTB/PR 5022 JP
Espetáculo “Das Águas” reúne múltiplas linguagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards