A Liquidificador, editora do livro  “Geórgia e o Elefante”, acredita em um futuro recheado de bons e belos livros infantis,  e deseja um universo cada vez mais rico em imaginação, para autores, ilustradores, pequenos e grandes leitores!

Saiba mais sobre o livro Geórgia e o Elefante
Comprar

 

 

 

 

.

.

Reportagem veiculada no Jornal de Santa Catarina, de hoje:

 

Aos pequenos leitores

Abrigo de escritores e editoras infantis, Blumenau tem mais de um motivo para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

A porteira do Sítio do Pica-Pau Amarelo sempre esteve aberta para os seres mais mágicos, da mitologia até personagens originais. O mundo criado por Monteiro Lobato é o melhor resumo da infância, mostrando que a criança aceita a fantasia como algo natural, verdadeiro e inocente. Nada mais correto, então, do que comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil no dia do aniversário de nascimento do escritor. E Blumenau tem motivos de sobra para celebrar a data.

A cidade abriga as mentes criativas de diversos escritores, tradicionais e reconhecidos como Anamaria Kovács, colunista do Santa, que publicou seu primeiro livro para crianças em 1988, a novatos, como o músico Pochyua Andrade, que lança mês que vem sua primeira obra infantil. Além disso, o município é a casa da editora Todolivro, nome reconhecido nacionalmente pela publicações infantis e que será a primeira a lançar e-books para crianças no Brasil.

Pelos números, também pode-se comemorar. A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller apontou que em 2010, de todos os livros retirados do acervo, 55% eram para o público infantil e infanto-juvenil.

Porém, enquanto os pequenos fazem sua parte lendo os livros, a escritora Anamaria acredita que o cenário blumenauense poderia ser ainda melhor. Para ela, a responsabilidade dos pais no incentivo à leitura é muito maior do que o da escola, pois se trata de algo mais natural, sem a pressão de professores ou da instituição.

– Para a criança, é preciso incentivar principalmente aquela leitura infantil sem moralismo, sem guiar para nenhum comportamento específico. O importante é instigar a criatividade, a imaginação – completa Anamaria.

Blumenau é referência no mercado nacional

As fronteiras da literatura infantil em Blumenau ultrapassam os limites de Santa Catarina. A escritora Anamaria foi convidada pelo Instituto Nacional do Coração para escrever e ilustrar uma série de livros para crianças e adolescentes. A obra, que tem como objetivo explicar o funcionamento do coração, deve ser publicada ainda este ano.

Já o empresário Stefan König, gerente de vendas da editora Todolivro, percebe que Blumenau é referência no mercado de literatura infantil. König diz que além da cidade, apenas São Paulo apresenta uma movimentação forte, por conta das grandes editoras. O empresário afirma que a venda por atacado é o principal destaque local:

– Conseguimos nos destacar em um cenário que cresce. Nos últimos anos, as livrarias aumentaram o acervo de literatura infantil em média 15%.

Outro destaque nacional é o ilustrador blumenauense Guilherme Karsten, que empresta seu traço às páginas do Lazer de hoje. Vencedor do concurso de novos talentos da Editora Brique-Book e Livraria da Vila, de São Paulo, ele concorreu com outros 400 ilustradores.

Esse cenário mostra que todas as etapas para o lançamento de um livro infantil em Blumenau utiliza as “pratas da casa”. Desde o escritor, passando pelo ilustrador, até chegar à venda, com editoras da cidade.

vinicius.batista@santa.com.br

VINICIUS BATISTA

Uma história coletiva
A pedido da equipe do Lazer, Tânia Rodrigues, Nana Toledo, Cristina Marques e Pochyua Andrade escreveram de forma colaborativa para o Santa uma história infantil. Tânia criou o início, Nana e Cristina deram continuidade à história e Pochyua finalizou. Confira nas páginas 4 e 5 o texto As Descobertas de Miguel, com ilustração do desenhista Guilherme Karsten.
Tânia Rodrigues
Poeta, lançou o livro Geórgia e o Elefante, editado pela Liquidificador Comunicação e Arte. Deve lançar sua segunda obra infantil ainda esse ano, intitulada João e as Nuvens.
Nana Toledo
Com cerca de 30 obras lançadas, a cantora e escritora já lançou dois livros este ano: A Fada Sonhadora, com apoio do Fundo Municipal de Cultura, e Cantigas em Contos, pela editora Vale das Letras.
Cristina Marques
Tem 289 obras infantis publicada na carreira, que começou em 1999. Está em negociação com uma grande editora para a publicação de um novo livro.
Pochyua Andrade
Músico, dará os primeiros passos na literatura infantil mês que vem, quando lança sua obra A Vaca Minuciosa.
Dia Nacional do Livro Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards