Uma bem humorada e inteligente crítica à Blumenau e suas tradições chega às livrarias neste quase começo de Primavera: “O Caso dos Ossos”, de Sally Satler e Carla Fernanda da Silva, dupla que já vem fazendo história através de tantos textos inteligentes periodicamente publicados no blog Último Post* e em tantos outros veículos de imprensa espalhados pelo país e até fora dele.

Se há ossos, de quem são? Nada mais, nada menos que os ossos do Dr. Blumenau, fundador da cidade, roubados misteriosamente poucos dias antes do 2 de setembro, importante data para os blumenauenses, já que é quando se comemora o aniversário da fundação da mesma. Chamado para resolver o caso, o investigador Schurckemann, muito consciencioso, inicia sua investigação, e as autoras tiveram a felicidade de conseguir fazer com que se entre na história e se reconheça, palmo a palmo, letra a letra, os locais e personagens reais desta cidade; e se tenham incontroláveis reações de riso diante da fidelidade com que criaram determinados personagens e situações, como no caso dos estagiários do Mausoléu do Dr. Blumenau, leitores de Michael Foucault, desconfiadíssimos de um detetive que lhes quer tirar as impressões digitais.

Não vou contar mais. Há que se ler esse “Caso dos Ossos”. Talvez se possa, depois, entender um pouco mais esta cidade de Blumenau.

Blumenau, 08 de Setembro de 2014.

 

urda-alice-kluegerUrda Alice Klueger
Escritora, historiadora e doutora em Geografia.

*Último Post: www.sallysatler.blogspot.com

 

O livro “O Caso dos Ossos”, de Sally Satler e Carla Fernanda da Silva será lançado no dia 14 de setembro, em Blumenau
Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards