Blumenau recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul | Liquidificador Comunicação e Arte

9MCDH_CartazDemocratizando

 

 

 

 

 

 

Blumenau recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
Mostra terá exibição com audiodescrição para deficientes visuais

 

Na próxima terça-feira, dia 31 de março, Blumenau recebe a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.A exibição, gratuita e aberta ao público, acontece a partir das 19h, na praça do Teatro Carlos Gomes, no centro de Blumenau.

 

Durante a noite serão exibidas as obras vencedoras da Mostra Competitiva nas categorias curta, média e longa-metragem. A exibição do longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho”, que conta a história de um adolescente cego em busca de sua independência, será feita com audiodescrição, especialmente para a inclusão de pessoas com Deficiência Visual.

 

nietzsche-slider_119h00 | Categoria Curta-Metragem:
“Meu Amigo Nietzsche” (Brasil, 2013, 15′),
de Fáuston Da Silva
O improvável encontro entre Lucas e Nietzsche será o início de uma grande revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um menino. Será uma dinamite.
*área/eixo: infância

 

polinter-slider

19h30 | Categoria Média-Metragem:
“Polinter” (Brasil, 2012, 56′),
de Dafne Capella
Na caçamba abafada de um camburão policial, prisioneiros são transferidos de uma penitenciária à outra. Detidos, em sua maioria, por pequenos furtos ou crimes contra o patrimônio, eles se encontram agora em um limbo burocrático, compartilhando celas superlotadas que legalmente não existem. Apesar de parecer um romance Kafkiano, trata-se do dia-a-dia da POLINTER, o sistema prisional do Rio de Janeiro.
*área/eixo: pessoas em situação prisional; Direitos Humanos e segurança pública

 

voltarsozinho-slider20h30 | Categoria Longa-Metragem:
“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Brasil, 2014, 95′),
de Daniel Ribeiro

(** exibição especial com audiodescrição)
Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
*área/eixo: população LGBT; juventude; pessoas com deficiência visual

 

O evento em Blumenau é uma realização da Liquidificador Comunicação e Arte, em parceria com a Amil Agência de Cultura, e apoio do Teatro Carlos Gomes.

 

Além desta exibição aberta ao público em geral, um grupo de crianças e adolescentes, pertencentes ao grupo Escoteiro Curt Hering e um grupo de idosos, no Espaço Blu Life, estão recebendo exibições de outros títulos da mostra neste mês de março, através da parceira com a Amil Agência de Cultura.

 

 

 ** O que é audiodescrição
O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

 

A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.

 

As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.(fonte: http://audiodescricao.com.br/ad/o-que-e-audiodescricao/)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I'm not a spammer This plugin created by memory cards